10 PERGUNTAS PARA REFLEXÃO DOS JUDEUS MESSIÂNICOS
DA LINHA DA LIBERAÇÃO DOS GENTIOS AOS PRECEITOS
DO DECÁLOGO SÓ OBRIGADOS A CUMPRIR AS
ZY “LEIS NOÉTICAS” YZ


 
Prof. Azenilto G. Brito
1 – Por que Deus convidou os estrangeiros a aceitarem plenamente o concerto que estabeleceu com Israel, inclusive pela observância do sábado (Isa. 56:2-7), e isso para que se cumprisse o Seu propósito de que "a Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos"?

Isa. 56:2-7
2 “Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto: que se abstém de profanar o sábado, e guarda a sua mão de cometer o mal.
3 E não fale o estrangeiro, que se houver unido ao Senhor, dizendo: Certamente o Senhor me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que eu sou uma árvore seca.
4 Pois assim diz o Senhor a respeito dos eunucos que guardam os meus sábados, e escolhem as coisas que me agradam, e abraçam o meu pacto:
5 Dar-lhes-ei na minha casa e dentro dos meus muros um memorial e um nome melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.
6 E aos estrangeiros, que se unirem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, sendo deste modo servos seus, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem o meu pacto,
7 sim, a esses os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.”

Obs.: Isso lança por terra a premissa básica do anti-sabatismo de que o sábado foi intencionado só para Israel.

2 –  Por que Yeshua não disse que “o sábado foi feito por causa do homem de Israel”, e sim para o homem universal, anthropós, mesma palavra usada para o homem que deixa o seu pai e a sua mãe, e une-se a sua mulher (Mat. 19:5)? O casamento foi intencionado só para o homem judeu?

Mat. 19:5
5 “e que ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne?”

3 – Por que Yeshua disse que ao saíram a batizar os povos das nações (Mat. 28:19, 20) deviam ensinar-lhes a guardar “todas as coisas que vos tenho ensinado”, se a instrução para os judeus devia ser DIFERENTE da daqueles dentre as nações? Onde é dito que esses “discípulos de todas as nações” teriam instrução diferente, só devendo acatar as“leis noéticas”?

Mat. 28:19, 20
19 “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.”

4 –  Por que Paulo ignorou essa noção de que aos gentios só se obrigavam as “leis noéticas”, e recomendou tranquilamente a observância específica do “primeiro mandamento com promessa” para os gentios de Éfeso (Efé. 6:1-3), que é o 5o. mandamento do Decálogo, que, aliás, nem vem claramente definido nas “leis noéticas”?

Efé. 6:1-3
1 “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
2 Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa),
3 para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.
4 E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor.”

5 –  Por que Paulo menciona especificamente os mandamentos do Decálogo (não das “leis noéticas”) ao escrever aos romanos, acentuando TODO o Decálogo, a ser cumprido com base no princípio do “amor” (Rom. 13:8-10)?

Rom. 13:8-10
8 “A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei.
9 Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
10 O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei.”

Obs.: Que ele se refere a TODO o Decálogo, pois usa a parte pelo todo, fica claro no vs. 9, onde diz retoricamente, “ . . e se há algum outro mandamento. . .”Claro que ele sabia haver, não “outro”, mas “outros”

6 –  Por que é dito que na passagem do Velho para o Novo Concerto, Deus escreve nos corações de TODOS quantos aceitam os termos desse Novo Concerto as “Minhas leis”, referindo-se ao mesmo texto de Jeremias 31:31-33, o que indica serem as mesmas leis válidas ao tempo do profeta, com exceção, logicamente, de seus aspectos prefigurativos (Heb. 8:6-10)?

Jeremias 31:31-33
31 “Eis que os dias vêm, diz o Senhor, em que farei um pacto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá,
32 não conforme o pacto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito, esse meu pacto que eles invalidaram, apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.
33 Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.”

Heb. 8:6-10
6 “Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor pacto, o qual está firmado sobre melhores promessas.
7 Pois, se aquele primeiro fora sem defeito, nunca se teria buscado lugar para o segundo.
8 Porque repreendendo-os, diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, em que estabelecerei com a casa de Israel e com a casa de Judá um novo pacto.
9 Não segundo o pacto que fiz com seus pais no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; pois não permaneceram naquele meu pacto, e eu para eles não atentei, diz o Senhor.
10 Ora, este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo;”

Obs.: Nada é dito de que seriam as  “leis noéticas” para os gentios e as  “Minhas leis” [do Decálogo] para os cristãos judeus, já que não se discrimina desse modo a inscrição dessas Suas leis.

7 – Por que Tiago fala especificamente do Decálogo como norma de conduta cristã, acentuando que quem falha em cumprir um desses mandamentos, tornou-se culpado de todos, sem dar a mínima impressão de que se refere a mandamentos da “lei noética” para os cristãos gentios e do Decálogo para os judeus cristãos (Tia. 2:8-10)?

Tia. 2:8-10
8 “Todavia, se estais cumprindo a lei real segundo a escritura: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem.
9 Mas se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo por isso condenados pela lei como transgressores.
10 Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos.”

8 –  Por que João no Apocalipse diz que o que caracterizará o povo de Deus nos tempos finais é a guarda dos “mandamentos de Deus e a fé de Jesus”, em vez de discriminar entre “mandamentos noéticos”  para os cristãos gentios, e  “mandamentos do Decálogo” para os cristãos judeus (ver Apoc. 12:17 e 14:12)?

 Apoc. 12:17
17 “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus.”

 Apoc. 14:12
12 “Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.”

9 –  Não é estranho que nasleis noéticas nada se trate de respeito dos filhos aos pais? Significa isso que os filhos dos gentios podem desobedecer e desrespeitar livremente seus pais, já que não ficou declarado isso de modo claro, objetivo, nas tais  “leis”?

10 – Por que nem todos os judeus messiânicos acatam essa noção, havendo os que, felizmente, aceitam plenamente nossa posição de que não há distinção quanto ao respeito às leis divinas para judeus e gentios, especialmente os nazarenos?

Atos 21:20
20 “Ouvindo eles isto, glorificaram a Deus, e disseram-lhe: Bem vês, irmãos, quantos milhares há entre os judeus que têm crido, e todos são zelosos da lei.

Obs: Onde é que na lei que os judeus são zelosos, não tem a guarda do Sábado?

Prof. Azenilto G. Brito

*************************** 

Outras Opções

profazenilto@hotmail.com



Clique aqui para ir para a página do Prof. Azenilto

  Clique aqui para para ir para a página de Historietas-Didaticas"

Clique aqui para ver artigos sobre Os"DEBATES CATÓLICOS"

Clique aqui para ver artigos sobre as "DOUTRINAS CATÓLICAS"

 Clique aqui para ver artigos sobre  SÁBADO OU DOMINGO

 Click aqui para ver artigos sobre a "Imortalidade"

 Click aqui para ler sobre as leis dietéticas

 Click aqui para ver artigos sobre as divisões das leis

 Clique aqui para voltar aos outros artigos

 Clique aqui para ir para os Artigos Numerados

 Ministerio Sola Scriptura