O Vaticano Admite Consulta aos Mortos
Matéria transcrita da revista O Espírita, de Brasilia/DF,
que, por sua vez, o transcreveu do
Jornal O Popular, de Goiânia:

Há anos radicada na Europa, psicóloga goiana divulga a aprovação pela Igreja da comunicação com os mortos através de médiuns.

Oficialmente a Igreja Católica nunca admitiu o contato com os mortos, como prega a doutrina espírita. Nem mesmo a atividade de médiuns e paranormais, até há bem pouco tempo, era levada em consideração pelos religiosos. Essa opinião mudou. Através do jornal Osservatore Romano, órgão oficial da Igreja com sede em Roma, em edição de novembro de 1996, o padre Gino Concetti concedeu uma entrevista, depois reproduzida em outros periódicos, como os italianos Gente e La Stampa e o mexicano El Universal, revelando os novos conceitos católicos em relação às mensagens ditadas pelos espíritos depois da morte carnal. Padre Gino Concetti, irmão da Ordem dos Franciscanos Menores, considerado um dos mais competentes teólogos do Vaticano, admite ser possível dialogar com os desencarnados. Segundo ele, o catecismo moderno ensina que “Deus permite àqueles que vivem na dimensão ultraterrestre enviar mensagens para nos guiar em determinados momentos da vida. Após as novas descobertas no domínio da psicologia sobre o paranormal, a Igreja decidiu não mais proibir as experiências do diálogo com os trespassados, desde que elas sejam feitas com finalidades religiosas e científicas e com muita seriedade”.

Alegria

A medida ditada pela nova cartilha da Igreja Católica deixou eufórica a espírita Terezinha Rey, psicóloga e ex-professora goiana, que reside há mais de 40 anos na Suíça. Ela é tradutora e divulgadora do texto do padre Gino Concetti. De férias em Goiânia, faz a divulgação desse material. Terezinha diz que as novas opiniões dos católicos a respeito da doutrina pregada por Allan Kardec é uma questão da evolução natural das coisas. “Tenho um grande respeito pela Igreja Católica e creio ser oportuna esta revisão de suas opiniões sobre o espiritismo”, afirma ela, que preside um centro espírita em Genebra, freqüentado por centenas de pessoas. Terezinha considera importantes as pregações do padre italiano porque tiram a culpa dos católicos por procurar os espíritas em busca de contatos com seus entes queridos. “Conheço padres na Europa que são médiuns”, revela a professora, citando como exemplo o padre Biondi, capelão dos jornalistas de Paris.  Fundadora do Instituto Pestalozzi, Terezinha Rey foi para a Suíça em 1957 para fazer um doutorado em psicologia. Lá conheceu o renomado professor Andre Rey, um dos criadores da psicologia clínica, e acabou ficando em Genebra, onde também foi aluna da professora Helene Antipoff, educadora de grande prestígio no mundo inteiro. Hoje, paralelamente às atividades que desenvolve no centro espírita, faz palestras e organiza os arquivos científicos do marido.
 
 
 
 

Artigos Relacionados ou de Especial Interesse

(Veja no quadro sombreado abaixo as instruções de como recebê-los gratuitamente).

[17a] As “Pancadas Misteriosas”: O TESTEMUNHO DAS IRMÃS FOX ANOS DEPOIS – 2 páginas.

         Este artigo expõe algumas novas e surpreendentes informações sobre a experiência das duas irmãs que empolgaram a sociedade norte-americana e mesmo mundial em meados do século XIX, suas atividades pessoais de promoção do “fenômeno” e o testemunho que deram posteriormente explicando o verdadeiro caráter do espantoso acontecimento.

[21] - IMORTALIDADE: CONCEPÇÕES EM CONTRASTE (por Azenilto G. Brito [publicado em Correio Cristão, adaptado de texto anterior, do mesmo autor, na publicação adventista para os hispano-americanos El Centinela]) - 2 páginas.

O mistério da morte e do além decifrado à luz das Escrituras, numa análise de contraste com idéias espúrias adotadas por tantos, no passado e no presente, que desconhecem a revelação do Evangelho de Cristo ou rejeitam tal fonte de luz e verdade.
 

[38] LUZ SOBRE OS RELATOS DO DIA ESCURO DE 1780, por Merton E. Sprengel, extraído da Adventist Review [Revista Adventista, edição norte-americana] 4 páginas.

Neste último de uma série de três matérias, o autor examina descrições sobre o Dia Escuro de 1780 em 25 artigos conhecidos ou breves referências publicadas em 13 periódicos da Nova Inglaterra da época do episódio, e mostra que causas naturais respondem pelo mesmo, contrariamente às opiniões de pessoas de fortes convicções religiosas, que têm ressaltado desde então o suposto caráter sobrenatural do evento.

[60] ENFOCANDO O PENTECOSTALISMO CONTEMPORÂNEO – Por John Slade, transcrito de Pregonero de Justicia. - 8 páginas

O pentecostalismo não é uma denominação, mas um fenômeno religioso de extraordinário crescimento, atravessando barreiras denominacionais, e até penetrando com vigor e grande potencial o próprio catolicismo romano.       Nesta série de artigos tem-se uma visão realista, buscando entender melhor as razões de tal expansão do pentecostalismo em nossos dias e por que tal movimento religioso é ideologicamente mais católico do que protestante, sendo, no fundo, contrário aos princípios da Reforma do século XVI.

[61] O MOVIMENTO “NOVA ERA” - Por Matthew J. Slick,  8 páginas.

O M.N.E. vem conquistando crescentes contingentes de simpatizantes por todo o mundo. Trata-se, segundo o autor, de uma “conglomeração de teologias, esperanças e expectativas mantidas juntas com um ensino eclético de salvação, “pensamento correto” e “conhecimento correto”. É uma teologia de “bem-sentir”, “tolerância universal” e “relativismo moral”, centralizado no homem. Mas o que nos importa como cristãos é saber– tem base bíblica? O autor apresenta um bom estudo respondendo a esta indagação.
 

       Solicite os artigos que lhe interessarem pelos respectivos números ao e-mail  otavson@hotmail.com  que lhe serão encaminhados eletronicamente. É um serviço grátis pelo qual são propiciados subsídios de materiais relevantes à nossa comunidade de fé para estudo, análise, reflexão e debate construtivo visando ao progresso espiritual do pesquisador como um cristão bem informado e amadurecido. (A configuração dos artigos em geral é  para papel de tamanho ofício [21,5 cm x 31,5 cm] e editor de texto Word for Windows 6.0).
 
 


Professor Azenilto G. Brito
Ministério Sola Scriptura
otabrito@aol.com

*************************** 

Outras Opções

profazenilto@hotmail.com



Clique aqui para ir para a página do Prof. Azenilto

  Clique aqui para para ir para a página de Historietas-Didaticas"

Clique aqui para ver artigos sobre Os"DEBATES CATÓLICOS"

Clique aqui para ver artigos sobre as "DOUTRINAS CATÓLICAS"

 Clique aqui para ver artigos sobre  SÁBADO OU DOMINGO

 Click aqui para ver artigos sobre a "Imortalidade"

 Click aqui para ler sobre as leis dietéticas

 Click aqui para ver artigos sobre as divisões das leis

 Clique aqui para voltar aos outros artigos

 Clique aqui para ir para os Artigos Numerados

 Ministerio Sola Scriptura