LIVRE DO PECADO

POR CLELIA REIS SCOPELITE BRITO

CAPITÚLO VIII

4TH  MANDAMENTO

Êxodo 20:8-11
8 “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
9 Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;
10 mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.
11 Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.”

Também lhes disse: O Filho do homem é Senhor do sábado, Lucas 6:5

Apo. 1:10
10 “Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor, (Sábado) e ouvi por detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,”

Notem que o Sábado é o dia do Senhor

Ontem à noite tive uma animada conversa com um amigo com quem vou chamar Tim. (Não é o seu verdadeiro nome.)

Tim: Ola Clelia! O que você está fazendo?

Eu: Eu estava escrevendo uma história para o meu livro antes que você ligou, mas agora eu estou falando com você.

Tim: Qual é a história?

Eu: Eu estava realmente meditando mais do que escrevendo, porque este é um assunto muito dificil. Estou escrevendo sobre o sábado.

Tim: Ah! Você teve oportunidade de verificar os textos que dei a você na igreja ontem?

Eu: Sim, eu tive. É exactamente por isso que eu estava meditando. Você me disse que todos os mandamentos foram "amplificados", incluindo o sábado, e você deu-me todos os textos.

Tim: Sim! Todos os mandamentos foram amplificados por Cristo, incluindo o sábado. Na verdade, foi ampliado ainda antes de Cristo vir para a terra. Obtenha a sua Bíblia e vou mostrár a você.

Eu: OK, Já peguei a minha Biblia.       .

Tim:    Leia Isaias 28:11,12. Deixe que eu vou ler para você.

Isaiah 28:11,12
11 “Na verdade por lábios estranhos e por outra língua falará a este povo;
12 ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; mas não quiseram ouvir.”

Eu: O que é que você está falando?  Não vejo nenhuma amplificação do Sábado neste verso, de onde tirou esta ideia?

Tim:   Clelia, Abra a sua Biblia em  Hebreus 4:1-4. Deixe eu ler outra ves.

Hebrews 4:1-4
1 “Portanto, tendo-nos sido deixada a promessa de entrarmos no seu descanso, temamos não haja algum de vós que pareça ter falhado.
2 Porque também a nós foram pregadas as boas novas, assim como a eles; mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não chegou a ser unida com a fé, naqueles que a ouviram.
3 Porque nós, os que temos crido, é que entramos no descanso, tal como disse: Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo;
4 pois em certo lugar disse ele assim do sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as suas obras;

Tim: Viu o que isto significa? Este é o descanso de Deus, já não é um período de 24 horas, mas um descanso amplificado que durará o resto das nossas vidas. Você não tem necessidade de separar um dia de outro. Não importa mais que dia você descansa, porque o descanso é para sempre, e não apenas uma vez por semanáis, mas a todo o momento das nossas vidas. Veja, está bem claro aqui na Bíblia.

Eu: Tim, não ouví isto em lugar nemhum da sua leitura que dissese que o período de 24 horas do SantoSábado,  que é o sétimo dia de
da semana estabelecido por Deus desde a criação do mundo, tenha sido excluido. Você não leu isso em lugar nenhum. Porque você parou no versículo 4? Vamos continuar lendo até ao versículo 12. Vou lê-lo desta vez:

Hebrews 4:5-12
5  “e outra vez, neste lugar: Não entrarão no meu descanso.
6 Visto, pois, restar que alguns entrem nele, e que aqueles a quem anteriormente foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência,
7 determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, depois de tanto tempo, como antes fora dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações.
8 Porque, se Jesus lhes houvesse dado descanso, não teria falado depois disso de outro dia.
9 Portanto resta ainda um repouso  sabático   para o povo de Deus.
10 Pois aquele que entrou no descanso de Deus, esse também descansou de suas obras, assim como Deus das suas.
11 Ora, à vista disso, procuremos diligentemente entrar naquele descanso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.
12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.”

Creio que Paul está dizendo que alguns ainda não estão descansando, porque eles não acreditam. Você percebeu que ele disse, se Jesus lhes houvesse dado descanso, não teria falado depois disso de outro dia.? Aquela passagem da Biblia não está dizendo nada de um Sábado ampliando, pelo contrário, é limitado a um dia, e um dia é um período de 24 horas. Você não pode mudar isso. Observe o que ele diz em Mateus 5:18 que não é possível, adicionar ou mudar a lei, cada palavra de Deus é uma lei. Para acabar com o sábado seria acabar com o quarto mandamento. Aqui está Mateus 5:18:

Matthew 5:18:
18 “Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido.”

Você disse que a Bíblia tinha amplificado os mandamentos, mas ainda assim você não pode mostrar-me isso na Bíblia, você está realmente acrescentando algo que não estão nas escrituras . Sabe qual é o tamanho de um  i?

De acordo com Webster um i é uma letra muito pequena, e um til é ainda menor do que o i. O til é uma marca muito pequena, um ponto e um
partícula. Se não podemos mudar a lei, mesmo por um i, como você pode amplificar a lei, que é o mesmo que acabar com a lei?

Tim: Você não me comprende nem um pouco. Eu não disse que não se deve observar o sétimo dia, tudo que eu disse foi que agora já não são apenas 24 horas, mas a vida toda estaremos no descanso de Deus. Você entra no descanso de Deus e você estará sempre santificado. Isso não é limitar a apenas um dia, mas todos os dias. Veja Colossenses 2: 16? Vou lê-lo:

Colossians 2: 16
 16 “Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados,”

Veja o que a Bíblia está dizendo aqui? Você não pode julgar uma pessoa por dia, o que mantém, ou o que ele come ou bebe. Oh! Esqueci-me de ler versículo 17. Nele você ver que essas coisas são apenas sombras.

Eu: Tim! Você não sabe que os "sábados" que Paulo menciona não tem nada a ver com o sábado semanal? Veja que Paulo está falando sobre sábados que são feriados, e não do Sábado semanal do 4 mandamento. Paulo não iria mudar uma coisa ordenada por Deus, e Deus não muda.

Malaquias 3:6
6 “Pois eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.”

Também constatamos que você está muito preocupado com as sombras. Sabe que, sem um objeto não pode ter uma sombra? Você sai em um
dia ensolarado e fica lá fora. Você vai ver a sua sombra. Se você ir para dentro, a sua sombra desaparecerá. O que estou dizendo é que, sem uma coisa não há sombra. Deus disse no versículo 17. Bem deixa-me lê-lo:

Colossians 2: 17
17 “que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo.”

Isto refere-se a morte de Cristo. Todas as leis de sacrifício foram uma sombra do verdadeiro sacrifício, o Cordeiro de Deus que morreu por nossos pecados. A propósito, como se poderia amplificar o sábado, quando, mesmo na nova terra iremos mantê-lo Santo por apenas 24 horas? Abra a sua Bíblia em Isaías 66:22,23. Vou lê-lo:

Isaiah 66:22,23.
22 “Pois, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, durarão diante de mim, diz o Senhor, assim durará a vossa posteridade e o vosso nome.
23 E acontecerá que desde uma lua nova até a outra, (de um mes a outro) e desde um sábado até o outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor.”

Veja Tim, vamos observar o sábado santo mesmo na nova terra e é a partir de um mês para o outro,e todos os sábados serão de 24 horas. Deus  não muda, se Ele disse-nos para observar o santo sábado nos dias de Abraão, ele não vai nos dizer agora que temos um eterno descanso. No mesmo mandamento Ele ordena-nos a trabalhar por seis dias, e só descansar no sétimo. Você acha que Deus iria alterar as suas próprias leis?
E se vamos descansar o tempo todo, quando nós faremos o nosso trabalho? Então não vamos trabalhar mais, é isso que você está dizendo?

Tim: Eu não disse que Deus mudou as leis, pelo contrário, eu disse que Ele tinha amplificado as lei. Antes de Cristo vir à terra, os
mandamentos disseram para não cometer adultério. Jesus, por outro lado disse que, se um homem olha para uma mulher e deseja-la, ele já está a cometendo adultério com ela em seu coração. Isto é amplificar a lei. Da mesma forma como o sábado, não é apenas de 24 horas, mas o tempo todo.

Eu: Tim! Isso não é algo novo, ou ampliando a lei. Jó já havia dito isto, que não ia olhar para uma outra mulher pois era um pecado. Job 31:1

Como é que esse novo trabalho de olhar para uma garota foi um pecado se não fosse pelo conhecimento do 7º mandamento?

Job 31:1
1 “Fiz pacto com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa virgem?”

Bem, se o sábado é um dia todo, então não é diferente dos outros dias? Então você pode ir fazer as suas compras no sábado? "

Tim: Sim! se eu quiser.

Eu: Eu sei que você é um membro de nossa igreja, mas, você é um Adventista do Sétimo dia?

Tim: Eu sou um membro dessa igreja, mas não sou um Adventista do Sétimo dia, ou qualquer outra denominação. Veja, eu não acredito nessa coisa de ter uma denominação. Eu sou um cristão, um seguidor de Cristo.

Não creio que essa denominação é uma coisa bíblica, por isso não sigo qualquer denominação. Eu quero explicar mais a você sobre o sábado ser amplificado. Basta ler Mark 2:27,28:

Mark 2:27,28:
27 “E prosseguiu: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.
28 Pelo que o Filho do homem até do sábado é Senhor.”

Veja, o sábado foi feito para o homem, e Jesus é o Senhor até mesmo do sábado. O que é que você acha disto?

Eu: Você disse que você ia me provar que Jesus tinha amplificado o sábado. Não ouvi uma palavra sobre o sábado ter sido ampliado.

Aqui Jesus está realmente dizendo a escribas e fariseus que o sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. É assim: A semana passada eu estava muito doente e eu fui ver um médico. O médico deu-me um remédio, e ele disse-me para tomar o remédio porque eu estava doente. Eu tomei o remédio porque o remédio foi feito para pessoas doentes, ou a para mim. Não fui feito para a medicina. O medicamento foi feito por mim. O sábado foi feito para o homem, porque o sábado era necessário para o homem, assim como eu precisava do remédio. O sábado não
tem necessidade do homem, mas o homem precisa do sábado. Você me entendeu? Quando nós morava-mos em Willow Springs, meu marido e eu construí-mos uma casa. Nós éramos os Senhores dessa casa, porque era a nossa casa e nós a construiumos. Uma vez eu fiz uma estátua chamada Jardineira, que tinha 7 pés de altura, quando eu tenho sómente 5 pés, mesmo assim eu sou Sesnhora da estaua porque fui eu que a fiz. Jesus é o Senhor do sábado, porque Ele fez a sábado.

Você pode imaginar os fariseus tentando ensinar Jesus como manter o sábado? Quando Jesus era o Senhor, e criador do sábado? Gosto
de comparar isto a seu filho de dois anos, tentando ensinar-lhe como construir uma casa.

Perguntei-lhe anteriormente se você fazia suas compras no sábado, e você disse que se você quisesse, você poderia fazê-las. Claro que você não respeita o sábado, porque o seu sábado foi ampliado, e já não é, um períodode 24 hiras. Eu nunca poderia fazer compras no Sábadoe achar que isso é aceitável, mesmo quando até pegar um maná, não era permitido no sábado. Se Deus não permitira que pegassem uma coisa tão pequena  como poderia Ele aceitar fazer as sua compras no Sábado, que envolve muito mais?

Tim não respondeu à minha pergunta. Tivemos oração, e que terminamos a nossa conversa. Eu gostaria de saber o que dizer a ele que iria convencê-lo sobre a guarda do do Sábado semanal, mas esse é realmente o trabalho do Espírito Santo. Agora, eu sei que Jesus explica
quase todos os mandamentos em Mateus 5, e talvez é isso que o Tim chamava de amplificando.

Para mim se eu tivesse que passar uma semana sem a celebração do sábado seria uma semana morta. O sábado para mim é o coração da semana. Eu vou para a escola seis dias, e eu não posso esperar até sábado para ter uma real mudança de ritmo, e ir à igreja para me encontrar com o meu Senhor. Eu sinto que Jesus vem para a minha casa toda a semana, mas no sábado, eu vou para a casa dele.

Sábado é, sem sombra de dúvida o Santo dia do Senhor. É um dia para descanso, examinar as nossas almas, fazer a paz com os nossos adversários, e purificar nossos corações. O sábado é um dia de alegria e felicidade sem comparação, e é um dia para visitar os doentes e as pessoas confinadas. Um dia de fazer novos amigos. Um dia que devem ser respeitados e levar para casa algumas visitas que encontrar-mos na igreja, especialmente os necessitados. Para uma pessoa a conhecer a alegria do sábado, ele tem de entrar em si mesmo nesta alegria, porque só através de vivenciar esta alegria que você pode entrar na alegria do Senhor. Neemias experimentou essa alegria, por isso ele disse, em Neemias 8:10, última parte:

Nehemiah 8:10
10 “Portanto não vos entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força.”

O Rei Davi disse em Salmos 37:4 que se deleitarmos no Senhor, Ele lhe dará os desejos do teu coração. Perguntei-me então a mim mesma o que é  deleitarmos no Senhor?

Psalms 37:4
4 “Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração.”

Então me sentí inspirada a ler Isaiah 58:13,14 onde eu acharia a resposta a minha pergunta.

Isaiah 58:13,14
13 “Se desviares do sábado o teu pé, e deixares de prosseguir nas tuas empresas no meu santo dia; se ao sábado chamares deleitoso, ao santo dia do Senhor, digno de honra; se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem te ocupando nas tuas empresas, nem falando palavras vãs;
14 então te deleitarás no Senhor, e eu te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse.”

Então, deleitarmos no Senhor é guardar o Sábado, e notei que Isaias faz as mesmas promessas que o rei Davi menciona:

Agora,se você não concorda comigo que deleitar no Senhor é guardar o sábado? Eu sei que é isso que Ele estava dizendo isso, porque eu tentei,
e, acredite, ele realmente funciona. Eu tenho quase todos os desejos do meu coração realizados. Se Ele não quis dar-me alguns dos meus desejos do coração é só porque eles não foram bons para mim, ou porque envolvia uma pessoa. Quando nossos desejos envolve uma pessoa, Deus não pode dar-nos esse desejo, porque Deus não forsa a Sua vontade em qualquer pessoa e, portanto, ele sugere à pessoa o que nós desejamos, mas é para a pessoa aceitar a sugestão ou não.

Por exemplo, estou orando por meus três filhos para voltar para o Senhor, mas eles recusaram-se a ouvir a chamada de Deus. Até o meu filho devoto Pasqual abandou a nossa verdade. A vontade de Deus é para cada um para ser salvo, mas Ele não força Sua vontade a qualquer um.

O Senhor lhe dará todos os desejos do seu coração. Se as pessoas que estão orando não abrirem os seus corações, Deus não vai forsar-las para lhe ouvir. Mas se elas pararem para ouvir a voz de Deus elas receberão as bençãos prometidas. Mas todos os seus desejos que não envolver as pessoas Ele dará isto a você se eles são bons para você. Evidentemente, Ele não vai te dar algo que não é bom para você. Sei que algumas pessoas vão desejar um cigarro. Também sei que Ele não vai dar-lhes o seu desejo.

Tim: Como é que você sabe disto?

Eu: È muito simples, um cigarro não é bom para você, e Ele só vai lhe dar coisas boas.

Às vezes uma pessoa pode se deliciar-se no Senhor, mantendo o Seu sábado santo, mas seus desejos não estão sendo recebidas. Por que? você
vai perguntar. A resposta para este problema está em Salmos 66:18.

Salmos 66:18
18 “Se eu tivesse guardado iniqüidade no meu coração, o Senhor não me teria ouvido;”

Você pode manter o sábado santo, mas se tem alguns pecados escondidos em seu coração que não tenha sido confessados você não vai ser ouvido por Deus.  Para resolver este problema é muito simples. Você vai para a pessoa que você ofendeu, pede perdão depois pede perdão a Deus, e você estará pronto para receber todas as bênçãos de deleitar no sábado.

Tim: Que coisas eu poço fazer no sábado?

Eu: Pois bem, Jesus tem uma resposta para isso também em Mateus 12:10-12. Ele diz que é lícito fazer bem nos sábados

Matthew 12:10-12
10 “E eis que estava ali um homem que tinha uma das mãos atrofiadas; e eles, para poderem acusar a Jesus, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados?
11 E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma só ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não há de lançar mão dela, e tirá-la?
12 Ora, quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Portanto, é lícito fazer bem nos sábados.”

Algumas pessoas perguntaram-me se o primeiro dia da semana foi o sábado porque Jesus ressuscitou nesse dia. Porem a Biblia não diz isso, e vou dizer porquê. Vamos analisar o que aconteceu naquele dia. Achamos isto em Mateus 28:1-20:

Matthew 28:1-20:
1 “ No fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.
2 E eis que houvera um grande terremoto; pois um anjo do Senhor descera do céu e, chegando-se, removera a pedra e estava sentado sobre ela.
3 o seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como a neve.
4 E de medo dele tremeram os guardas, e ficaram como mortos.
5 Mas o anjo disse às mulheres: Não temais vós; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado.
6 Não está aqui, porque ressurgiu, como ele disse. Vinde, vede o lugar onde jazia;
7 e ide depressa, e dizei aos seus discípulos que ressurgiu dos mortos; e eis que vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. Eis que vo-lo tenho dito.
8 E, partindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos discípulos.
9 E eis que Jesus lhes veio ao encontro, dizendo: Salve. E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés, e o adoraram.
10 Então lhes disse Jesus: Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão para a Galiléia; ali me verão.
11 Ora, enquanto elas iam, eis que alguns da guarda foram à cidade, e contaram aos principais sacerdotes tudo quanto havia acontecido.
12 E congregados eles com os anciãos e tendo consultado entre si, deram muito dinheiro aos soldados,
13 e ordenaram-lhes que dissessem: Vieram de noite os seus discípulos e, estando nós dormindo, furtaram-no.
14 E, se isto chegar aos ouvidos do governador, nós o persuadiremos, e vos livraremos de cuidado.
15 Então eles, tendo recebido o dinheiro, fizeram como foram instruídos. E essa história tem-se divulgado entre os judeus até o dia de hoje.
16 Partiram, pois, os onze discípulos para a Galiléia, para o monte onde Jesus lhes designara.
17 Quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.
18 E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.
19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.”

Note aqui que o anjo disse às mulheres que Jesus, após ter ressuscitado foi para a Galiléia. Mas, deixe-me terminar o capítulo e, em seguida, vou dizer-lhe mais das minhas observações:

Matthew 28:8
8: “E, partindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos discípulos.”

Note no versículo 7, o anjo do Senhor disse a mulher para ir dizer aos discípulos que Jesus foi ressuscitado, em seguida, ele disse que ele tinha ido para a Galiléia. Até ai Ele ainda não tinha dito nada, ou nem uma palavra sobre a mudança do sábado para domingo a eles. Se Ele fosse mudar o sábado para domingo não acha que seria o tempo certo para isso?

Agora, tudo o que Jesus fez foi para o nosso exemplo. Basta parar e pensar se Jesus ia mudar o sábado do sétimo dia para o primeiro dia da semana, a primeira coisa que ele ia fazer seria dizer a eles, que ele tinha mudado o sábado para o domingo. Dai Ele teria dito que não deviam andar muito longe, pois isso seria violar o sábado. Se Ele fosse mudar o sábado para domingo não acha que seria o tempo certo para isso? Aqui, porém, no verso 7 o anjo está dizendo-lhes que Jesus foi para a Galiléia. Bem! Galiléia era de cerca de 60 milhas longe de Jerusalém. Caminhar 60 milhas levaria provavelmente dois ou três dias, se eles caminhasem uma milha em 20 minutos seria três milhas por hora. Você também deve considerar que naqueles dias a condição das estradas não eram muito boas. Eles não tinham tractores naqueles dias para suavizar as estradas; além disso, eles também não tinham calçados adequado para o tipo de percurso que estavam tomando. Imagino eles caminhando e conversando ao mesmo tempo, e sem se pareocupar com tempo que ia levar, em vez de correrem para chegar lá. Ao contrário do que as mulheres fizeram quando foi-lhes dito que Jesus ressuscitou. Note que o versículo 8 diz que saíram rapidamente do sepulcro, com temor e grande alegria, e correram para contar a novidade
para os discípulos. Se a mudança do sábado foi ter lugar nesse dia, certamente esta não foi a atitude que deveriam ter tomado.

Note também que, nos versículos 16 a 20 os discípulos reuniram-se em uma montanha no caminho da Galiléia, que o próprio Jesus havia designado a eles. Lá nesta montanha, encontraram com Jesus logo após ele ter sido ressuscitado. O próprio Jesus caminhou uma distância maior do que a distancia autorizada para o Sábado. Também aqui na montanha Ele disse aos Seus discípulos tudo o que tinha que fazer, depois disto ele voltou para o céu. Repare que em toda esta conversa com os discípulos Ele nunca disse uma palavra sobre a observância do primeiro dia da semana. Se era para ser observado, este era o momento de fazê-lo. Você precisa lembrar a distancia permitida para o Sábado era apenas uma milha ou duas no máximo. O apóstolo Paulo diz isto em Atos 1:12:

Acts 1:12:
12 “Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, que está perto de Jerusalém, à distância da jornada de um sábado.”

A distância entre o Monte das Oliveiras de Jerusalém é de aproximadamente uma milha e meia. Essa foi a distância que uma pessoa podia andar no Sábado. Jesus caminhou provavelmente 25 milhas ou mais, para se encontrar com os discípulos, isto não era o exemplo que Ele daria se Ele quizesse  mudar o Sábado para o domingo.

Para algumas pessoas, domingo é o dia em que celebra a ressurreição, porque Cristo nasceu nesse dia, para mim eu quero comemorar a ressurreição cada momento da  minha vida. Não quero celebrá-lo, uma vez por semana, ou uma vez por ano. Isso não é suficiente para um dos mais importantes eventos da minha existência. Sem a ressurreição não teria qualquer esperança de salvação.

É porque Cristo ressucitou dentre os mortos que eu vou ter a esperança da ressurreição. Satanás sabia que a ressurreição de Cristo foi a marca do seu fim. Agora eu sei que quando eu morrer eu vou ressucitar e viver de novo. Eu amo a ressurreição de Jesus. Creio que quando Ele voltar vou ver meus entes queridos, porque também eles, irão ressuscitar.

A observância do domingo não começou na ressurreição de Cristo. Iniciou-se uma centena de anos mais tarde. Por cem anos os discípulos e todos os cristãos daquele tempo observavam o sábado no sétimo dia. Através de todos os anos, o ciclo semanal nunca mudou, e no sétimo dia foi sábado
desde a criação. Os calendários mensais foram alteradas, mas o ciclo semanal, nunca mudou.

O sétimo dia é o dia para descanso. E o sétimo dia é sábado.Entãosábado é o dia do Senhor.

Também lhes disse: O Filho do homem é Senhor do sábado, Lucas 6:5

 Click aqui para ir para a proxima página

  Eu não lhe cobro para você ler meu livro, mas você poderia me dar uma recompença,
é somente me mandar um e-mail dizendo que está lendo o meu livro.
Nem precisa me dar a sua opinião, é somente para
eu saber que alguem está lendo o meu livro,
e o meu trabalho não foi em vão.

Professor Azenilto G. Brito
Ministério Sola Scriptura profazenilto@hotmail.com

*************************** 

Outras Opções


profazenilto@hotmail.com

 cleliabrito23@yahoo.com.br

Clique aqui para ir para a página do Prof. Azenilto

  Clique aqui para para ir para a página de Historietas-Didaticas"

Clique aqui para ver artigos sobre Os"DEBATES CATÓLICOS"

Clique aqui para ver artigos sobre as "DOUTRINAS CATÓLICAS"

 Clique aqui para ver artigos sobre  SÁBADO OU DOMINGO

 Click aqui para ver artigos sobre a "Imortalidade"

 Click aqui para ler sobre as leis dietéticas

 Click aqui para ver artigos sobre as divisões das leis

 Clique aqui para voltar aos outros artigos

 Clique aqui para ir para os Artigos Numerados

 Ministerio Sola Scriptura