Leis Dietéticas das Escrituras—O Que Dizem Pesquisadores Sérios a Respeito 4
 

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NOTAS [Dr. Gerhard Hasel]

[32]. A definição de “estrangeiro, peregrino” como fornecida em W. L Holladay, Jr., A Concise Hebrew and Aramaic Lexicon of the Old Testament (Grand Rapids, MI: Eerdmans, 1971), p. 64, reza: “ger é um indivíduo que sozinho ou com sua família deixa a sua aldeia e tribo por cause de guerra (2S 4:3), fome (Ru 1:1) pestilência, culpa por crime, etc. e busca abrito e viaja para outra parte, onde o seu direito a possuir terra, casar e participar na adminitração de justiça, na vida religiosa e em guerra é impedida”. O ger, “estrangeiros, peregrin”, era geralmente um não-israelita que escolhia viver entre os israelitas sem tornar-se israelita.

[33]. D. Kellermann, “gur”, Theological Dictionary of the Old Testament, eds. J. G. Botterweck and H. Ringgren (Grand Rapids, MI: Eerdmans, 1975), II:447.

[34]. E. Gerstenberger, “t’b”, Theologisches Handwörterbuch zum Alten Testament, eds. E. Jenni and C. Westermann (Zurich/Munich: Kaiser, 1976), II:1053.

[35]. Crédito para assinalar essas relações universais entre Lev 17-18 e Deut 14 vai para o meu colega, Dr. Richard Davidson.

[36]. Por exemplo, Claus Westermann, Genesis 1-11. A Commentary (Minneapolis: Augsburg Publishing House, 1984), pp. 427-29; Hermann Gunkel, Genesis (6th ed.; Berlin: Evangelische Verlagsanstalt, 1963), pp. 62-64; O. Procksch, Die Genesis (Leipzig: Deichertsche Verlagsbuchhandlung, 1913), pp. 62-65; Gerhard von Rad, Genesis. A Commentary (Philadelphia: Westminster Press, 1961), pp. 114-16; Walter Brueggemann, Genesis. A Bible Commentary for Teaching and Preaching (Atlanta: John Knox Press, 1982), pp. 73-88.

[37]. Para uma análise crítica com a literatura moderna, ver Gerhard F. Hasel, Biblical Interpretation Today. An Analysis of Modern Methods of Biblical Interpretation and Proposals for the Interpretation of the Bible as the Word of God (Washington, D.C.:Biblical Research Institute of the General Conference of Seventh-day Adventists, 1985), pp. 7-27.

[38]. Gên 1-11 é costumeiramente designada “história primeva”. Pode ser mais vantajoso chamá-la “história dos princípios”. É universalmente reconhecido como “universal” em encenação e tendo o mundo inteiro em vista. Ver A. E. Speiser, Genesis “The Anchor Bible” (Garden City, NY: Doubleday, 1964) p. LIII; Westermann, Genesis 1-11, pp. 1-64; Victor P. Hamilton, [i]The Book of Genesis Chapters 1-17 “The New International Commentary on the Old Testament” (Grand Rapids, MI: Eerdmans, 1990) p. 10; Gordon J. Wenham, Genesis 1-15 “Word Biblical Commentary, vol. 1” (Waco, TX: Word Book Publishers, 1987) pp. xlvi-liii.

[39]. Gunkel, Genesis, p. 62.

[40]. Westermann, Genesis, p. 428.

[41]. So G. Ch. Aalders, Genesis, Vol. 1 (Grand Rapids, MI: Zondervan, 1981), p. 168.

[42]. C. F. Keil and F. Delitzsch, Commentary on the Old Testament. The Pentateuch (Grand Rapids, MI: Eerdmans Publ. Comp., n.d.), I:144.

[43]. Hansjörg Bräumer, Das erste Buch Mose, Kapitel 1-11 (Wuppertal: R. Brockhaus, 1983), p. 171.

[44]. Argumento semelhante é apresentado por Wenham, Genesis 1-15, p. 177.

[53]. Pesquisas e avaliações são aparesentadas entre outros por W. H. Gispen, “The Distinction Between Clean and Unclean”, Oudtestamentische Studiën, ed. P. A. H. de Boer (Leiden: E. J. Brill, 1948), V:190-96; I. Grunfeld, The Philosophical and Moral Basis of the Jewish Dietary Laws (London: The Hillel Foundation, 1961), pp. 5-22; Walter Kornfeld, “Die unreinen Tiere im Alten Testament”, Wissenschaft im Dienste des Glaubens. Festschrift für Abt Dr. Hermann Peichl (Wien: Herder Verlag, 1965), pp. 11-27; idem, “Reine und unreine Tiere im Alten Testament”, Kairos 7 (1965):134-47; J. Milgrom, “The Biblical Diet Laws as an Ethical System”, Interpretation 17 (1963):288-301; Gordon J. Wenham, “The Theology of Unclean Food”, Evangelical Quarterly 53 (1981):6-15.

[54]. Este ponto de vista é apoiado por Martin Noth, Leviticus (London: SCM Press, 1965), p. 62; idem, The Laws in the Pentateuch and Other Studies (Philadelphia: Fortress Press, 1966), pp. 56-57; Döller, Die Reinheits- und Speisegesetze, pp. 231-32; e parcialmente por Noordtzij, Leviticus, pp. 121-22; e outros.

[55]. Frederick J. Simoons, Eat Not This Flesh. Food Avoidances in the Old World (Madison: University of Wisconsin Press, 1961), pp. 13-43.

[56]. Para evidência de tempos antigos, ver Kornfeld, “Reine und unreine Tiere im Alten Testament”, pp. 135-36, e evidência mais recente, ver R. de Vaux, “Les sacrifices de porcs en Palestine et dans l’Ancien Orient”, [i]Von Ugarit nach Qumran, eds. J. Hempel and L. Rost (Berlin: Töpelmann, 1958), pp. 250-65; Anton Jirku, “Leviticus 11, 29-33 im Lichte der Ugarit-Forschung”, Zeitschrift für die alttestamentliche Wissenschaft 84 (1972):348.

[57]. Wenham, Leviticus, p. 167; Kornfeld, “Reine und unreine Tiere im Alten Testament”, p. 136.

[58]. Porter, Leviticus, p. 84.

[59]. Mac Lennan, The Worship of Animals and Plants (1869) como citado em Kornfeld, Die unreinen Tiere im Alten Testament, p. 12 n. 12.

[60]. W. Roberston Smith, Lectures on the Religion of the Semites (Edinburgh: T. & T. Clark, 1889), p. 143.

[61]. Bernhard Stade, Biblische Theologie des Alten Testaments (Tübingen: J. C. B. Mohr, 1905), I:135-42.

[62]. M. H. Pope, “Totemism”, Interpreter’s Bible Dictionary (Nashville, TN: Abingdon Press, 1962), IV:674.

[63]. Ver Eduard König, Theologie des Alten Testaments kritisch und vergleichend dargestellt (Stuttgart: C. Belser, 1922), pp. 28-29. Particularmente iluminadora é a critica de Karl Wigand, “Die altisraelitische Vorstellung von unreinen Tieren”, Archiv für Religionswissenschaft 17 (1914):427-31.

[64]. Kornfeld, Die unreinen Tiere im Alten Testament, p. 12.

[65]. Ibid., p. 26.

[66]. Ibid.

[67]. Jacob Milgrom, “Ethics and Ritual: The Foundations of Biblical Dietary Laws”, Religion and Law: Biblical-Judaic and Islamic Perspectives, eds. Edwin B. Firmage, Bernard G. Weiss and John W. Welch (Winona Lake, IN: Eisenbrauns, 1990), p. 175.

[68]. Douglas, Purity and Danger, p. 49.

[69]. Ibid., p. 55.

[70]. Ibid., p. 53.

[71]. Ibid., p. 55.

[72]. Anna S. Meigs, “A Papuan Perspective on Pollution”, Man 13 (1978): 304-318.

[73]. Eilberg-Schwartz, p. 358.

[74]. Jacob Milgrom, “An Investigation into the Meaning of ‘unclean’ in Our Culture”, Directions (Los Angeles: The University of Judaism, 1981), pp. 4-6; J. R. Porter, Leviticus (London: Cambridge University Press, 1976), p. 84; Wenham, Leviticus, pp. 168-71; idem, “The Theology of Unclean Food”, pp. 9-11; Gammie, Holiness in Israel, pp. 10-11.

[75]. Robert Alter, “A New Theory of Kashrut”, Commentary 68/2 (1979):49, onde ele realmente faz objeção a Jean Soler, “The Dietary Prohibitions of the Hebrews”, [/]i]The New York Review of Books[/i] (14 de junho de 1979):24-30, emprego desses animais. Soler and Douglas, contudo têm o mesmo argumento, e assim aplica-se a ambos.

[76]. Assim também Eilberg-Schwartz, p. 359.

[77]. Milgrom, Ethics and Ritual, pp. 176-183.

[83]. Wenham, The Theology of Unclean Food, 6.

[84]. Kornfeld, “Reine und unreine Tiere im Alten Testament”, pp. 134-36.

[85]. Wenham, Leviticus, pp. 167-68.

[86]. Wenham, The Theology of Unclean Food, 6.

[87]. Wenham, Leviticus, p. 168.

[88]. Ibid.

[92]. Assim entre outros E. Klostermann, “Das Markusevangelium”, Handbuch zum Neuen Testament (2nd ed.; Tübingen: Kohlhammer, 1926), p. 71; W. Grundmann, Das Evangelium nach Markus, p. 195.

[93]. Matthew Black, An Aramaic Approach to the Gospels and Acts (2a. ed.; Oxford: Oxford University Press, 1954), p. 217.

[94]. Alexander Jones, editor geral, The Jerusalem Bible (Garden City, NY: Doubleday and Company, Inc., 1966), p. 75.

[95]. Ver o aparato textual para o vs. 19 in K. Aland, M. Black, B. M. Metzger e A. Wikgren, eds., The Greek New Testament (Stuttgart: Württembergische Bible Society, 1966), p. 150.

[96]. Robert G. Bratcher e Eugene A. Nida, Translator’s Handbook on the Gospel of Mark (Leiden: E. J. Brill, 1961), p. 232.

[97]. A Nova King James verte a disputada sentença, “assim purificando todos os alimentos”. Mas adiciona uma nota marginal ao vs. 19 dizendo: “NU estabelece a oração final como um comentário de Marcos de que Jesus declarou todos os alimentos puros”. A sigla NU refere-se ao texto eclético e crítico reconstruído no Novo Testamento de Nestle-Aland Greek (26a. edição), assim N, e a terceira edição das Sociedades Bíblicas Unidas, desta forma, U.

[98]. Joachim Jeremias, Neutestamentliche Theologie. Erster Teil: Die Verkündigung Jesu (2a. ed.; Gütersloh: Gütersloher Verlagshaus Gerd Mohn, 1973), p. 213.

[99]. Ibid., p. 202.

[100]. C. E. B. Cranfield, “The Gospel According to St Mark” The Cambridge Greek Testament Commentary (Cambridge: At the University Press, 1963), p. 243.

[101]. William L. Lane, The Gospel According to Mark (Grand Rapids, MI: Eerdmans Publishing Company, 1974), p. 255.

[102]. H. Krapotschek, “broma”, The New International Dictionary of New Testament Theology, ed.Colin Brown (Grand Rapids, MI: Zondervan, 1976), 2:268-69.
 

NOTAS [Vanessa Silva]:

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Prof. Azenilto G  Brito

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