44a
 
 

Perguntas Que as Testemunhas de Jeová Não Conseguem Responder

(DE DIVERSAS FONTES)

 1. Em que sentido João Batista foi o precursor de Jeová? Por que necessitava Jeová de um precursor? A boa exegese, o sentido comum e até o livro da editora das TTJ, Insight on the Scriputres [Estudo Perspicaz das Escrituras], mostram João Batista como o precursor do Senhor Jesus Cristo. Na página 945 do livro mencionado, lemos: “João o Batista, filho de Zacarias e Isabel; o precursor de Jesus”. Mateus 3:3; Marcos 1:3; Lucas 3:4 e João 1:23 citam uma passagem de Isaías 40:3 (ver pág. 946—vb. “João Batista”). 2.  A palavra “Senhor” em Isaías 40:3 foi traduzida corretamente como Jeová, e a Tradução do Novo Mundo está correta ao traduzir “Kurios” como Jeová nas quatro citações do tópico acima no Novo Testamento. Por que, então, não reconhecem que Jesus é aí chamado de Jeová?

 3 . Se Jesus Cristo é um ser angélico, que chegou a ser homem para morrer e ser tornado um ser espiritual glorificado, como pode ser o mesmo ontem, hoje e para sempre? (Hebreus 13:8). “Porque a qual dos anjos jamais disse Deus: Tu és Meu filho?” (Hebreus 1:5).

 4. Como pode Jesus Cristo ser “um deus” quando a Bíblia claramente declara: “‘Vós sois as minhas testemunhas’, é a pronunciação de Jeová, ‘sim, meu servo a quem escolhi, para que saibais e tenhais fé em mim, e para que entendais que eu sou o Mesmo. Antes de mim não foi formado nenhum Deus e depois de mim continuou a não haver nenhum. Eu . . . é que sou Jeová, e além de mim não há salvador’”? (Isaías 43:10, 11– Tradução do Novo Mundo).

 5.  Já que Jeová não dará sua glória  a nenhum ser criado (Isaías 42:8; 48:11), como pôde o Senhor Jesus pedir ao Pai: “Glorifica-me junto de ti com a glória que eu tive junto de ti antes de haver o mundo”? (João 17:5, Tradução do Novo Mundo) e como pôde Pedro atribuir glória a Cristo? (II Pedro 3:18), e como puderam os anjos, os seres viventes e os anciãos atribuir glória ao Senhor Jesus? (Apocalipse 5:11,12), e como poderá Jesus regressar na glória de seu Pai? (Mateus 16:27).

 6.  Como pode Jeová referir-se a Si mesmo como sendo traspassado? Zacarias 12:1 torna claro que Jeová é o que fala em todo o capítulo 12. No versículo 10 Ele diz: “Certamente olharão para mim a quem traspassaram”. Todos sabemos que foi o Senhor Jesus Cristo que foi traspassado na cruz (ou estaca de tortura, para quem assim preferir), e Apocalipse 1:7 declara que “todo olho o verá, até os que O traspassaram”.

 7.  Como pode tanto Jeová quanto Jesus revelar-se como o mesmo nome “Eu sou”? (Êxodo 3:14; João 8:58; 18:5, 6, 8).

 8.  Como se pode chamar de “o primeiro e o último” tanto a Jeová como a Jesus? (Isaías 41:4; 44:6; 48:12; Apocalipse 1:11-17; 2:8; 22:13 e 16).

 9.  Isaías 6:1-10 Isaías viu a  Jeová, que com ele falou; João 12:37-41 faz referência a esta passagem e a aplica a Jesus. Diante disso, por que recusam-se as TTJ a reconhecer que Jesus é Jeová?
Obs.: Adicionalmente, em Atos 28:25-28 Paulo  diz  que  quem  pronunciou  aquelas palavras para Isaías foi o Espírito Santo.

10.  Se Jesus não era Deus, por que aceitou adoração dos homens? (Mateus 2:2, 8, 11;  14:33, 15:25; 20:20; 28:9, 17; Marcos 5:6, Lucas 24:52; João 9:38), e por que Deus disse: “E todos os anjos de Deus O adorem”.

No princípio as “testemunhas de Jeová” ensinavam que se deveria adorar a Jesus, e depois mudaram a doutrina e passaram a ensinar que Jesus não deve ser adorado. Em resposta a esta pergunta:  “Foi Cristo realmente adorado, ou é incorreta a tradução?”, a revista A Sentinela, com data de outubro de 1880 declarou: “Sim, cremos que nosso Senhor, enquanto esteve no mundo, foi realmente adorado, e  era  correto  que  o  fosse. . . . Era correto que nosso Senhor recebesse adoração. . .” (Reimpressões de A Sentinela, III, 15 de julho de 1898, pág. 2337). “Ele foi objeto de uma adoração sem censura, mesmo quando bebê, de parte dos magos que foram ver o recém-nascido rei. . . . Ele jamais reprovou alguém por atos de adoração a Ele oferecidos. . . . Se Cristo não tivesse sido mais do que um homem, a mesma razão teria impedido que recebesse adoração”.

No artigo II da constituição da The Watchtower Society of Pennsylvania [Sociedade Torre de Vigia] é declarado: “Os propósitos desta sociedade são: . . . pública adoração cristã a Deus Todo-poderoso e a Jesus Cristo; fazer os preparativos para celebrar assembléias locais e mundiais para tal adoração”. Contudo, agora é ensinado às “testemunhas de Jeová” que não devem adorar a Jesus. Na página 31 de A Sentinela, com data de 1o. de janeiro de 1954, lemos: “. . . nenhuma adoração distintiva se prestará a Jesus Cristo, agora glorificado no céu. Nossa adoração deve dirigir-se a Jeová Deus”.

A Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas tenta resolver o problema empregando as palavras “prestar homenagem” ao referir-se a Jesus e a palavra “adorar” quando se trata de Jeová ou Deus, e os seguidores estão convencidos de que isso é correto. Tenho em meus arquivos muitas cartas de “testemunhas de Jeová” declarando que esta é a tradução correta. Contudo, qualquer testemunha pode tomar sua Kingdom Interlinear Translation [Tradução Interlinear do Reino] e ver  que a mesma palavra grega é empregada ao referir-se à adoração a Cristo e a Deus. Os tradutores da Tradução do Novo Mundo empregaram arbitrariamente a palavra “homenagem” para promover sua falsa posição,  não escriturística.
Se Jesus Cristo não é Deus, e não merece ser adorado como Deus, então não é um homem tão bom quanto Pedro ou João que recusaram ser adorados (Atos 10:25,26; 14:8-18; Apocalipse 19:10)

11.  À luz de Atos 4:12, somos salvos no nome de Jesus ou no de Jeová?

12.  Se Jesus Cristo não é Deus, por que não corrigiu Tomé quando este se dirigiu a Ele dizendo: “Meu Senhor e meu Deus!”? (João 20:28, Tradução do Novo Mundo).

13.  Que se passou com o corpo de Cristo? Não há uma só TJ sobre a face da Terra que possa responder esta pergunta. A  Sociedade Torre de Vigia ensina que Cristo foi ressuscitado como uma pessoa espiritual. Sua doutrina no que tange à ressurreição de Cristo baseia-se principalmente em I Coríntios 15:44, 45: “Semeia-se corpo animal, ressuscitará corpo espiritual. . . . Assim também está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante”. Que loucura tomar esta porção e ensinar que Cristo foi ressuscitado com uma “pessoa espiritual”! A Bíblia claramente ensina que há um corpo natural e um corpo espiritual. O natural é o que temos agora; o espiritual é como o que Cristo tem ao ser ressuscitado dos mortos. Cristo foi ressuscitado com um corpo espiritual, e NÃO como uma pessoa espiritual. O Senhor Jesus é um espírito vivificante, mas isto não significa que seja uma “pessoa espiritual”.
        I Pedro 3:18 é outro versículo empregado pelas TTJ para verificar sua posição. Este versículo declara que Cristo foi vivificado em espírito. A Bíblia não ensina que cada pessoa da Trindade teve parte na ressurreição de Cristo. Foi ressuscitado pelo Pai (Atos 10:40; 13:30). Foi ressuscitado por Seu próprio poder (João 10:17,18). Romanos 8:11 nos ensina que Cristo foi ressuscitado pelo Espírito Santo.
       Todavia, com toda sua tergiversação das Escrituras as TTJ ainda não podem responder à pergunta: Que se passou com o corpo de Cristo?  Em anos passados sustentavam que o seu corpo foi dissolvido em gases ou preservado como um grande memorial, mas já que ambas estas teorias são demasiado ridículas mesmo para os próprios membros da seita, agora dizem que não é importante o que se haja passado com o corpo de Cristo.
        Acompanhado de um irmão cristão, visitei em 10 de março de 1976 a sede da Watchtower Bible and Tract Society, em Brooklyn, N.Y. Ao passar por suas gigantescas salas de imprensa perguntei a vários dos jovens trabalhadores: “O que aconteceu com o corpo de Cristo?” Todos admitiram que não sabiam, e consideravam que a questão não tinha importância. Busquei uma entrevista com um dos executivos das TTJ, e antes que esse cavalheiro se desse conta de minha identidade lhe dirigi a mesma pergunta. Respondeu: “Que diferença faz?” Ao dar-se conta de minha identidade, recusou continuar a conversar comigo.
     A Bíblia ensina que a morte expiatória de Cristo e Sua ressurreição corporal são as duas principais colunas em que repousa a fé cristã (Romanos 4:25; I Coríntios 15:1-4). No nome de Jeová, rogo-lhes que com uma atitude de oração estudem o capítulo 24 de Lucas e vejam se não é certo que claramente ensina a ressurreição corporal de Cristo.
    Ninguém gosta que confessar que não sabe todas as respostas. Temos a forte tendência de defender nossa posição, seja correta ou equivocada, mas somos insensatos ao fazê-lo. Que loucura pretender dar a resposta correta, quando no coração sabemos que estamos enganados. No nome de Jeová Deus, recordo-lhes que algum dia estarão na presença Dele e darão contas das respostas que tenham dado a estas perguntas.
    As “testemunhas de Jeová” não podem responder a estas perguntas. Trinta mil exemplares deste folheto foram enviados a “testemunhas de Jeová” por todo o mundo. Desafio a Sociedade Torre de Vigia a publicarem respostas a estas perguntas.
    Peço a você, leitor, que escreva aos TTJ pedindo que publiquem respostas a estas perguntas. Não conseguirão fazê-lo.

__________

Transcrito [com adaptações] de brochura editada por:

                 Ediciones Las Américas, A. C.
Apartado Postal 78
                 72000 Puebla, Pue., México.
Caso deseje, poderá ver um artigo relacionado em um dos links em baixo


 
Caso deseje obter informações sobre como obter a versão virtual do livro O Desafio da Torre de Vigia ou um artigo relacionado clique aqui  profazenilto@hotmail.com


 44bTESTEMUNHAS

44cTESTEMUNHAS

44dTESTEMUNHAS

44eTESTEMUNHAS

44fTESTEMUNHAS


 
 

Professor Azenilto G. Brito
Ministério Sola Scriptura profazenilto@hotmail.com

*************************** 

Outras Opções


profazenilto@hotmail.com



Clique aqui para ir para a página do Prof. Azenilto ARTES CULINARIAS

  Clique aqui para para ir para a página de Historietas-Didaticas"

Clique aqui para ver artigos sobre Os"DEBATES CATÓLICOS"

Clique aqui para ver artigos sobre as "DOUTRINAS CATÓLICAS"

 Clique aqui para ver artigos sobre  SÁBADO OU DOMINGO

 Click aqui para ver artigos sobre a "Imortalidade"

 Click aqui para ler sobre as leis dietéticas

 Click aqui para ver artigos sobre as divisões das leis

 Clique aqui para voltar aos outros artigos

 Clique aqui para ir para os Artigos Numerados

 Clique aqui para ir para a página de livros.

 Ministerio Sola Scriptura