67B
 
 

DEVEMOS OU NÃO PAGAR

10% DO NOSSO GANHO?

 Examinando  Malaquias 3:8-11Clelia R. S. Brito

Verso 8--Pode o homem roubar a Deus”?

Malaquias 3:8-11
8 Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas.
9 Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda.
10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.
11 Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos.
 

(Note aqui que Deus não disse somente aos Israelitas, ou ao povo de Judá, ou de Israel, se eles roubavam a Deus? Não, meu amigo, Deus não especificou se a um povo particular, mas, ao contrário, Ele falou ao homem em geral. Mas  mesmo se Ele tivesse falado: para o meu povo de Judá ou Israel, você não acha que Ele estava falando a você e a mim? Oh, meu amigo,  você e eu, estamos incluídos nesta frase de Deus.)

“No entanto, vocês estão me roubando.”

(Você e eu estamos roubando a Deus, se nos não devolvemos a Ele os 10% do nosso ganho.  Continuemos)

“Mas, vocês dizem, onde temos roubado a Deus?”

(E Deus responde:)

“Em dízimos e ofertas.”

(Daí Deus amaldiçoa aqueles que o roubam.)

Verso 9 -- “Vocês serão amaldiçoados com uma maldição: porque vocês Me têm roubado, até toda esta nação.”

(Note agora que Deus está mostrando como Ele está desapontado com o seu própio povo. Ele diz, “até toda esta nação está Me roubando.”
Agora voce vai dizer, ha, ha, esta vendo, Deus estava falando para o povo antigo do velho testamento, os israelitas.
Mas, espera um momentinho?. Vamos examinar o começo do capítulo? Vamos ver se no começo do capítulo Deus se refere somente ao povo de Israel  ou se Ele se refere também a outros povos.

Capítulo 3:1-7

1-- “Eis que vou mandar-lhes o Meu mensageiro, e Ele vai preparar o caminho diante de Mim: e o Senhor que vocês procuram, de repente chegará, o mensageiro mesmo do concerto em quem vocês se deleitam, diz o Senhor dos Exércitos.”

2--“Mas quem suportará o dia de Sua chegada? E quem ficará
de pé no dia em que Ele aparecer? Porque  Ele é como um refinador de fogo e Ele é igual a um refinador.”

(Note aqui, meu amigo—o Senhor nosso Deus não estava falando somente para o povo da antigüidade, pois Ele não veio no tempo antigo, mas, ainda vem, pois estava falando da vinda de Cristo, e Ele não veio ainda pois disse:

“Mas quem suportará o dia de sua chegada?”

Você não concorda que aqui Ele está Se referindo à última vinda de Cristo? E não somente qualquer outro dia da semana? Mas, falando especificamente do dia em que Cristo aparecerá nas nuvens do céu, quando voltar para levar-nos com Ele para os céus com poder e grande glória?
Note também como Ele fala do dia da Sua volta em Apocalipse 22:12:

“Agora, prestem atenção, pois Eu voltarei logo, e a minha volta será rápida, e trarei  comigo o seu galardão para dar a cada um de acordo com os seus merecimentos, e os merecimentos das suas obras.”

(Ora, se Malaquias 3:2 está falando para todos os homens, então, os versos de 8-11 estão também falando para todos os homens.)

Malaquias 3:3, 4, e 5

3-- “E Ele se assentará como um refinador, e purificará como prata; e Ele purificará os filhos de Levi, (nós) e os transformarei em prata e em ouro refinado, e eles me darão ofertas de justificação.”

4-- “Então serão as ofertas de Judá e Jerusalém bem agradáveis diante do Senhor, como no tempo antigo, nos dias passados, que já se foram.”

(Note aqui que o próprio Deus está dizendo que isto está no tempo presente. Ou não mencionaria que isto era como “no tempo antigo, nos dias passados, que já se foram.”  Então, sobre Judá e Jerusalém? Vocês não acham que isto  é apenas uma maneira de falar? Pois na Bíblia há muitas comparações, e muitas metáforas, e isto aqui é simplismente uma metáfora, pois ninguém será trasformado  em prata ou ouro, e, além do mais, não somos o povo de Deus, e os israelitas de hoje?)

5-- “E Eu chegarei aqui bem cedo, para perto de vocês, para fazer o meu julgamento e serei rápido, e serei uma testemunha contra os adúlteros, e contra os falsos que tomam o Meu nome em vão, e contra os que juram falsamente contra o seu próximo, e contra todos que oprimem os seus funcionários, e não lhe dão apropriada recompensa finaceira, e oprimem as viúvas, e os orfãos, e que expulsam os estrangeiros que lhes aparecem, e não lhes dão os seus direitos,  e não têm o temor do Senhor, diz o Deus dos Exércitos.”

(Compare isto com Apoocalipse 20:4, primeira parte, e 21:8 e verão que o julgamento de Deus é para o fim do mundo quando Cristo voltar pela segunda vez e quando julgará todos os povos e todos  os seus filhos..)

Apocalipse 20:4--- “E eu vi tronos, e eles se sentarao sobre eles, e foi-lhes dado poder para julgar.

21:8–“Mas, quanto aos timidos, e aos incedulos, e aos abominaveis, e aos homicidas, e aos fornicarios, e aos feiticeiros, e oas idolatras e a todos os mentirosos, a sua parte sera no lago que arde dom fogo e enxofre;  o que e a segunda morte.”
 

Malaquias 3: 6, 7, 10 & 11

“Porque eu sou  Deus, e Eu não mudo; então vocês os filhos de Jacob (vocês) não serao consumidos.”

“Até mesmo dos dias de seus pais voces tem estado longe das minhas ordenações, e não as manteve. Voltem a mim, e Eu voltarei a vocês, diz o Deus dos Exercitos. Mas vocês disen, Em que devemos voltar?”

(Agora Deus nos dá a resposta dele; e também nos diz que nós temos que voltar a Ele Lhe pagando nossos dízimos e nossas ofertas, e onde nós deveríamos as colocar.)

10—“Tragam todos os dízimos e depositem em minha casa de armazenagem,”

(ou,) (hoje nós chamamos isto igreja, ou o sistema.)

“para que haja mantimento em minha casa,”

(Mas o que Ele esta dizendo aqui é que haja mantimento em minha casa ou pondo em linguagem moderna seria: para que haja mantimento na minha igreja. Ou casa de oracao.

“e prova-Me agora nisto, diz o Senhor dos exércitos, se Eu não os abrirei as janelas do céu, e derramarei sobre vos uma bênção que não haverá  alojamento bastante ou suficiente, para recebe-las.

11--- “e Eu reprovarei o devorador por suas causas, e ele não destruirá as frutas de seu campo; nem as suas videiras lançarão as frutas dela antes do seu tempo no campo, diz o Senhor dos exércitos”

(Se vocês ainda pensam que isto são ordens e promessas somente as pessoas de Israel, então o capítulo seguinte só é também para eles, e só eles serão salvos. Se este é o caso, não havera nenhuma salvação para nós, e Jesus morreu na cruz em vão, e nós não seremos salvos como Ele nos prometeu.)

Malaquias 4:1-3

“E vos digo, o dia chegará que queimará como um forno; e todos os orgulhosos, sim, e todos aqueles que fazem perversidades, serão restolho: e o dia que vem os queimarão, diz o Senhor dos exércitos, que nem  lhes deixará raiz nem ramos.

Mas a vocês que temen o meu nome, rairá o Sol da justica  com curas em suas  asas; e vocês irão adiante, e crescerao como bezerros no curral.

E vocês andarão sobre os ímpios; porque eles serão cinzas debaixo das solas de seus pés no dia que eu fazer isto, diz o Senhor dos exércitos.”

(Oh meu amigo, estas promessas sao ordens de Deus e é para todos os que temem a Deus. Para mim, que temo a Deus isto e’ suficiente e por isto e’ que eu pago meu dízimo.

Meus queridos amigos, eu não sou um respeitador de pessoas, mas eu tanbem não sou discutidor ou um promotor. Eu não estou aqui para lhe dizer o que você deve ou não deveria fazer. Eu não estou aqui para condenar qualquer um que só vê o passado como algo de velho, isso não tem nada que ver conosco. Se o Abraham pagasse o dízimo dele com cordeiros, ou até mesmo se ele não  pagou dízimo, a mim não significa isso que eu tenho que ignorar o que Deus me contou pelo Seu profeta Malaquias. Uma palavra de Deus é suficiente para mim.

Eu não preciso ninhum exemplo. Tudo que eu preciso e’ saber  que Ele quer que eu faça algo. Não importa isso que algo é,  se é dízimo, ou ofertas, muito claramente Ele me disse em Malaquias  3.  Se isto é uma das ordens que Deus deu a Moses no monte Sinai,  ou se é uma ordem que Ele deu pelo profeta Malaquias,  é isto  exatamente o que eu vou fazer, porque eu escolhi obedecer a Deus, eu espero  que vocês também façam
o mesmo.

É somente você trazer o seu 10% do seu lucro para a igreja, e coloca-lo no prato de ofertas. É uma pena que muitas pessoas deciden não pagar o dízimo e começam a cavar fora material que não é de verdade pertinente.

Até mesmo Jesus, disse que nós deveríamos pagar o dízimo.

Mateus 23:23.

“E vos digo, escribas e fariseus hipócritas! Vocês pagam dízimo de hortelã e erva-doce e cuminho, e omitem os assuntos mais pesados da lei, julgamento, clemência, e fé: estes (julgamento, clemência, e fé) deverão   fazê-lo, e não deixar o outro (dízimo) inacabado.

Para ir ao artigo 68 clique aqui

Se desejar se comunicar com o autor, mande um e-mail para o link em baixo:

Professor Azenilto G. Brito
Ministério Sola Scriptura profazenilto@hotmail.com

*************************** 

Outras Opções


profazenilto@hotmail.com



Clique aqui para ir para a página do Prof. Azenilto ARTES CULINARIAS

  Clique aqui para para ir para a página de Historietas-Didaticas"

Clique aqui para ver artigos sobre Os"DEBATES CATÓLICOS"

Clique aqui para ver artigos sobre as "DOUTRINAS CATÓLICAS"

 Clique aqui para ver artigos sobre  SÁBADO OU DOMINGO

 Click aqui para ver artigos sobre a "Imortalidade"

 Click aqui para ler sobre as leis dietéticas

 Click aqui para ver artigos sobre as divisões das leis

 Clique aqui para voltar aos outros artigos

 Clique aqui para ir para os Artigos Numerados

 Clique aqui para ir para a página de livros.

 Ministerio Sola Scriptura