10 Perguntas Sobre Atitudes de Cristo Quanto ao Sábado

1- Dentro do raciocínio dos anti-sabatistas, que alegam que Jesus não valorizou o sábado citando para tanto Mateus 12:5 (sobre os sacerdotes “violarem” o sábado e ficarem sem culpa), sendo que isso não se aplica só ao tempo de Cristo, então, como teria Deus por que condenar o povo dada a violação do sábado (Jer. 17:27: “Mas, se não me ouvirdes, para santificardes o dia de sábado, e para não trazerdes carga alguma, quando entrardes pelas portas de Jerusalém no dia de sábado, então acenderei fogo nas suas portas, o qual consumirá os palácios de Jerusalém, e não se apagará”)?

2 - Se na lei divina houvesse uma regra religiosa cujos sacerdotes, encarregados de dar ao povo o melhor exemplo e a melhor instrução de caráter espiritual, sistematicamente a violavam, como essa lei poderia ser chamada de “perfeita” (Salmo 19:7)?

3 - Se na lei divina houvesse uma regra religiosa cujos sacerdotes, encarregados de dar ao povo o melhor exemplo e a melhor instrução de caráter espiritual, sistematicamente a violavam, como o Legislador que estabeleceu tal lei poderia ser perfeito em Seus caminhos e em Si mesmo (2 Samuel 22:31; Mateus 5:48)?

4 - Se na lei divina houvesse uma regra religiosa cujos sacerdotes, encarregados de dar ao povo o melhor exemplo e a melhor instrução de caráter espiritual, sistematicamente a violavam, como o apóstolo Paulo pôde dizer que tal lei é santa, justa, boa, digna de ter em mente (Romanos 7:14, 22, 25), e que não foi anulada pela fé, e sim confirmada (Rom. 3:31)?

5 - Se Jesus estivesse justificando ou acobertando a violação do mandamento do sábado, não estaria também sendo incoerente e contradizendo Suas próprias palavras em Mateus 5:19, “Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus”? Conseqüentemente, não teria Ele próprio que ser considerado “o mínimo no Reino dos céus”?

6 - Se Jesus estivesse justificando ou acobertando a violação do mandamento do sábado (por Seus discípulos), não estaria também sendo mentiroso, porque declarou: “Eu tenho guardado os mandamentos do Meu Pai” (João 15:10), sendo que não poderia dizer isso, já que violava o sábado?

7 - Se Jesus estivesse justificando ou acobertando a violação do mandamento do sábado (por Seus discípulos), não estaria também sendo hipócrita, porque recomendou a Seus ouvintes o fiel respeito pelo “mínimo” dentre os mandamentos (Mat. 5:19), enquanto Ele próprio não respeitava um dos “maiores” mandamentos da lei, como era o sábado?

8 - Se Jesus estivesse justificando ou acobertando a violação do mandamento do sábado (por Seus discípulos), como poderia recomendar a Seus ouvintes o que disse em Mateus 23:1-3: de que TUDO quanto seus chefes religiosos ordenassem eles cumprissem fielmente, só cuidando para não agirem segundo a hipocrisia deles, pois eram da linha do “façam o que eu digo, mas não o que eu faço” (e uma das coisas que eles diziam era que o sábado devia ser lembrado para fiel obediência ao mandamento--ver Lucas 13:14)?

9 -Se Jesus estivesse justificando ou acobertando a violação do mandamento do sábado (por Seus discípulos), por que as santas mulheres que O serviam se preocuparam em observar o sábado “segundo o mandamento”, ao estarem a preparar ungüentos e especiarias para embalsamar o Seu corpo, pois Dele teriam aprendido que o sábado não era importante (ver Lucas 23:56)?

10 - Se Jesus não considerava o sábado importante, por que declarou que foi estabelecido “por causa do homem”, e debatia com os líderes judaicos, não SE era para observar tal mandamento, ou QUANDO fazê-lo, e sim COMO observar o mandamento, no seu devido espírito?
Prof. Azenilto G. Brito

Professor Azenilto G. Brito
Ministério Sola Scriptura


*************************** 

Outras Opções

Se desejar se comunicar com o autor, mande um e-mail para o link em baixo:
profazenilto@hotmail.com



Clique aqui para ir para a página do Prof. Azenilto ARTES CULINARIAS

  Clique aqui para para ir para a página de Historietas-Didaticas"

Clique aqui para ver artigos sobre Os"DEBATES CATÓLICOS"

Clique aqui para ver artigos sobre as "DOUTRINAS CATÓLICAS"

 Clique aqui para ver artigos sobre  SÁBADO OU DOMINGO

 Click aqui para ver artigos sobre a "Imortalidade"

 Click aqui para ler sobre as leis dietéticas

 Click aqui para ver artigos sobre as divisões das leis

 Clique aqui para voltar aos outros artigos

 Clique aqui para ir para os Artigos Numerados

 Clique aqui para ir para a página de livros.

 Ministerio Sola Scriptura