Saúde = Santidade/Santidade = Saúde

Alguns textos bíblicos que merecem séria reflexão
sobre o tema de santidade e saúde

Vejamos primeiro um texto no livro de Êxodo:
“Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, sobre ti não enviarei nenhuma das enfermidades que enviei sobre os egípcios; porque eu sou o Senhor que te sara”. – Êxo. 15:26.
Esta passagem é interessante por conter uma clara condição, iniciando-se com um “se”, no que tange à santidade individual e coletiva. O fato estranho é que a parte que trata de conseqüência nem traz a palavra “santidade”, pois a passagem simplesmente trata de saúde. Sua mensagem básica é: Se fizerdes estas coisas—a prática do que for certo, observância dos mandamentos, etc.—então tereis saúde.

Outra passagem interessante encontramos em Levítico 11:45, ao final da relação de alimentos impuros, carnes imundas, das quais o povo de Deus devia abster-se. Diz o texto:

“. . . porque eu sou o Senhor, que vos fiz subir da terra do Egito, para ser o vosso Deus, sereis pois santos, porque eu sou santo”.
Novamente, a surpresa temos na parte que trata de conseqüências no final do capítulo. Após um capítulo inteiro dedicado a considerar as leis de saúde, não ocorre uma só palavra sobre saúde. Não é dito que se alguém obedecer essas regras viverá mais, ou terá menos doenças. Apenas declara “sereis santos”.

Esta passagem na verdade complementa a outra. O primeiro texto declara que observar as leis de santidade fará a pessoa saudável. A segunda mostra que obedecer as leis de saúde tornará a pessoa santa.

Outro texto que ilustra este princípio encontramos em Deuteronômio 23:12, 13:

“Também terás um lugar fora do arraial, para onde sairás. Entre os teus utensílios terás uma pá; e quando te assentares lá fora, então com ela cavarás e, virando-te, cobrirás o teu excremento”.
Isto é lei de saúde? Logicamente que sim. Mas note-se a razão dada para obedecê-la no verso seguinte: “porquanto o Senhor teu Deus anda no meio do teu arraial, para te livrar, e para te entregar a ti os teus inimigos; pelo que o teu arraial será santo, para que ele não veja coisa impura em ti, e de ti se aparte” (vs. 14).

Então, a lógica da questão é: faz-se mister obedecer as leis de saúde para ser santo. A questão de regras de saúde, portanto, tem tudo que ver com a condição espiritual.

O apóstolo Paulo escreveu que Deus nos chamou para a santidade (1 Tess. 4:7). Ele também disse que devemos aperfeiçoar nossa condição espiritual rumo à santidade no temor do Senhor (2 Cor. 7:1) e que sem santificação ninguém verá a Deus (Heb. 12:14).

O ensino bíblico é de que a alma e o corpo não são inimigos, como certas filosofias apresentam. Quantos não se dedicaram a atividades de auto-flagelação, ou isolaram-se em ermidas, pensando em aprimorar os aspectos espirituais da vida em detrimento dos aspectos físicos, corporais. Trata-se de uma estranha noção de que a “alma” é pura, e o corpo a corrompe, devendo-se, pois, negar qualquer coisa que satisfaça o corpo, para que com isso a alma não seja negativamente afetada.

A Bíblia, porém, ensina que o ser humano é indivisível em suas funções vitais. Corpo, alma e espírito não são entidades estanques que podem desvincular-se entre si na existência humana. O ensino bíblico é de que um corpo saudável contribui para o fortalecimento do espírito.

Hoje a medicina confirma mais e mais as sábias palavras do sábio Salomão quase um milênio antes de Cristo: “O coração alegre serve de bom remédio, e o espírito abatido faz secar os ossos”.
 

*************************** 

OutrasOpções

Se desejar se comunicar com o autor, mande um e-mail para o link em baixo:

profazenilto@hotmail.com


Clique aqui para ir para a página do Prof. Azenilto ARTES CULINARIAS

  Clique aqui para para ir para a página de Historietas-Didaticas"

Clique aqui para ver artigos sobre Os"DEBATES CATÓLICOS"

Clique aqui para ver artigos sobre as "DOUTRINAS CATÓLICAS"

 Clique aqui para ver artigos sobre  SÁBADO OU DOMINGO

 Click aqui para ver artigos sobre a "Imortalidade"

 Click aqui para ler sobre as leis dietéticas

 Click aqui para ver artigos sobre as divisões das leis

 Clique aqui para voltar aos outros artigos

 Clique aqui para ir para os Artigos Numerados

 Clique aqui para ir para a página de livros.

 Ministerio Sola Scriptura