&Analisando Temas Bíblicos&
 
 

O CHAMADO, A COROA E A CONDIÇÃO

* Que advertência o apóstolo Pedro nos faz?

“Portanto, irmãos, procurai mais diligentemente fazer firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis”. – 2 Pedro 1:10.

Obs.:  Este texto revela de imediato o fato de que nossa salvação, no que concerne a nosso próprio caso individual, depende de nossa própria atitude.  Somos eleitos para salvação, mas devemos ser diligentes em tornar essa eleição segura. Se não o fizermos, não alcançará os seus propósitos em nosso caso, e estaremos perdidos.
 

* Que advertência feita por Cristo ensina a mesma verdade?

“Venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”. Apo. 3:11.

Obs.:  Uma coroa foi preparada para cada um dos que finalmente serão salvos. Cada alma é candidata na corrida pela vida eterna, e, portanto, por uma coroa. A fé em Jesus e a perseverança até o fim tornará nossa eleição segura.
 

* Sob que condição é a coroa da vida prometida?

“Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida”. – Apo. 2:10.
 


O CHAMADO DIVINO EM CRISTO À SANTIDADE

* Em Quem e desde que tempo fomos escolhidos à  santidade e salvação?

“Como também nos elegeu nele [em Cristo] antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor. . .” – Efé. 1:4
 

* Qual é o caráter daqueles assim escolhidos antes da fundação do mundo?

“. . . para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor”. – Efé. 1:4.
 

* Para que Deus pré-ordenou aqueles que alcançam tal caráter?

“e nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo”. – Efé. 1:5.
 

* Segundo o quê Deus nos chama?

“E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. – Rom. 8:28.
 

* Segundo o quê nós fomos predestinados?

“. . . nele, digo, no qual também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade”. – Efé. 1:11.
 


MANTENDO A FÉ E A SALVAÇÃO

* Sob que condição é a salvação oferecida?

“Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa”. – Atos 16:31.
 

* Por quanto tempo deve essa fé ser conservada a fim de operar a salvação final?

“Quem perseverar até o fim, esse será salvo”. – Mat. 24:13 (Ver Tia. 1:12; Apo. 2:10).
 

* Em que fato deve todo verdadeiro crente na Palavra de Deus regozijar-se?

“. . . alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus”. – Luc. 20:10.
 

* Os nomes de quem devem ser mantidos no livro da vida?

“O que vencer será assim vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida”. – Apo. 3:5.
 


A ESCOLHA DE DEUS E A DO HOMEM

* Que passagem é freqüentemente citada como evidência de que Deus é arbitrário em Seu trato com o homem?

“Portanto, tem misericórdia de quem quer, e a quem quer endurece”. – Rom. 9:18.
 

* Mas que outra passagem mostra a quem Deus Se dispõe a ser misericordioso e a quem Ele agirá de modo contrário?

“Para com o benigno te mostras benigno, e para com o homem perfeito te mostras perfeito. Para com o puro te mostras puro, e para com o perverso te mostras contrário”. – Sal. 18: 25, 26. (Ver também Isaías 55:7).

Obs.:  Deus deseja que todos sejam salvos. Ele pré-ordenou os caracteres que habilitarão os homens para salvação mas Ele não obriga ninguém a receber a Cristo, possuir esse caráter e ser salvo. Essa é uma questão de escolha individual. Por Seus poderosos atos e juízos no Egito, Deus “endureceu o coração de Faraó” (Êxo. 7:3, 13, 22). Mas as mesmas manifestações amoleceram o coração de outros.  A diferença estava nos corações e no modo em que a mensagem de Deus e atos divinos foram recebidos; não em Deus. O mesmo sol que derrete a cera endurece a argila. Êxo. 8:32 declara que Faraó endureceu  o seu próprio coração. A versão King James diz que ele “desta vez também” o fez, e no cap. 9:35 é declarado na voz passiva que o seu coração foi endurecido, sem indicar quem o fez.
 

* Quantos deseja Deus que se salvem?

“o qual deseja que TODOS os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade”. 1 Tim. 2:4.

Obs.:  O contexto todo desta passagem fala em termos globais, com sugestão para orações pelos dirigentes, e o vs. 6 declara que Cristo “Se deu a si mesmo em resgate por todos, para servir de testemunho a Seu tempo”.
 

* O que é essencial, da parte do homem, para a salvação?

“. . . escolhei hoje a quem haveis de servir” . . . a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. –  Jos. 24:15

“Se alguém quiser fazer a vontade de Deus, há de saber se a doutrina é dele, ou se eu falo por mim mesmo”. – João 7:17.

“. . . e quem quiser, receba de graça a água da vida”. – Apo. 22:17.

Ilustração: Certo cavalheiro queria unir-se a uma igreja, mas disse que não podia fazê-lo por causa de suas posições quanto ao tema da “eleição”. O pastor a quem ele foi encaminhado para o ajudar e iluminar falhou em tornar o assunto claro, mas um velho senhor de cor, leigo, veio em socorro e disse: “Irmão, essa é a coisa mais simples na igreja. Veja como funciona: a votação está em andamento sempre, e Deus vota em seu favor. O diabo vota contra você. O lado pelo qual votar é como a eleição se resolverá”. Comentando sobre tal incidente, o notável evangelista Wilbur Chapman declarou: “Eu já estudei um bocado de Teologia e graduei-me num Seminário teológico, mas nunca obtive uma definição tão boa”.

Comentário Adicional

      Deus predeterminou que os que crerem sejam salvos, e os que não crerem, se percam, mas deixa ao encargo de cada homem escolher se crê ou não crê.
      Uma leitura superficial de Rom. 9:9 e I Cor 3:12-15 tem levado alguns à errônea conclusão de que Paulo aqui ensina a predestinação individual, independentemente da escolha pessoal.
      Que não é esse o caso em qualquer dos textos torna-se evidente por uma cuidadosa leitura do contexto. Em Rom. 9:9-16 Paulo trata com a rejeição divina de Esaú como herdeiro do direito de primogenitura e de Sua eleição de Jacó para esse sagrado ofício. O contexto torna evidente que o apóstolo não está tratando da questão de salvação pessoal, mas exclusivamente da escolha de instrumentalidades humanas para serem agentes de Sua vontade sobre a Terra.
      A rejeição de Esaú por Deus como herdeiro da primogenitura não lhe negava as bênçãos da salvação, mais do que a posterior negação da primogenitura por Rúben, o filho mais velho de Jacó, o excluiu da herança tanto na Canaã terrestre quanto na celestial (cf. Gên 49:3, 4). Em seu contexto da passagem, “não depende de quem quer, ou de quem corre, mas de usar Deus a Sua misericórdia” (Rom. 9:16), não é feita referência às misericórdias da salvação, mas da herança do direito de primogenitura. “Logo, tem ele misericórdia de quem quer, e também endurece a quem lhe apraz” (v. 18), fala de Faraó como um instrumento da divina vontade, e não trata com sua salvação ou perdição.
      A seqüência baseada na ilustração do oleiro que tem “poder sobre o barro”, para fazer alguns vasos para honra, e outros para desonra  (Rom 9:21-23), não tem por enfoque o caráter intrínseco dos respectivos vasos, mas os respectivos usos a que são postos, algumas funções sendo mais honrosas do que outras. Nenhum oleiro faz um vaso com a intenção específica de destruí-lo, mas manufatura diferentes vasos para servirem a propósitos diferentes.
      Um vaso que serve a um propósito humilde pode ser tão útil e bom quanto o que serve a um propósito mais nobre. Em Rom. 9 Paulo trata com a nação judaica como representante escolhida de Deus e com sua rejeição final em preferência dos gentios (ver vs. 24-26). Semelhantemente, em I Cor. 3:12-15 a recompensa referida é para o serviço no ministério evangélico, não para a vida pessoal de alguém como um cristão. – Seventh-day Adventist Bible Dictionary, Vol. 8 da série Seventh-Adventist Bible Commentary, verb. 'Predestination'.

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Professor Azenilto G. Brito
Ministério Sola Scriptura

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