Erros e Perigos Ameaçam a Higiene da Sua Cozinha

Prof. Azenilto G. Brito

Ovos

Você sabia que, ao contrário do que fazem 90% das pessoas, não se pode guardar os ovos na porta da geladeira?

- A porta da geladeira tem uma variação de temperatura muito grande com o "abre-e-fecha". Os ovos têm que ser bem refrigerados sempre, para evitar a bactéria salmonela, que pode estar dentro da gema -- explica RobertoFigueiredo.

Segundo ele, a salmonela não modifica o gosto dos ovos, por isso não é possível perceber se o produto está contaminado ou não. Para evitar qualquer problema, não consuma ovos crus ou mal passados.

O especialista alerta ainda para outro problema: o "up take", uma propriedade de absorção que a casca do ovo tem. Quando se lavam os ovos, a casca absorve a água e conseqüentemente, a sujeira da casca. Por isso, nada de lavá-la.

Esponja

Você só troca sua esponja de lavar pratos quando ela já está esfarelando? Socorro! A esponja é um dos lugares prediletos dos microorganismos, e deve ser renovada sempre.

- É uma das partes mais contaminadas da cozinha. Se ela for lavada e desinfetada diariamente, dura até 1 semana - alerta Roberto. A receita para desinfetar a esponja é 2 colheres de sopa de água sanitária em 1litro de água. Deixe-a de molho por 5 minutos, seque-a com um pano limpo e guarde-a em local seco.

Refrigeração e descongelamento

Lugar de comida pronta é na geladeira. Deixar os alimentos na panela por horas e horas pode ser um risco para a saúde.

- É falsa a idéia de que é proibido colocar alimento quente na geladeira. No entanto, depois de sair do fogo ou forno, pode-se esperar até duas horas do lado de fora pois o calor impede a contaminação. Ao colocar na geladeira, o recipiente deve estar descoberto para o vento gelado roubar o calor do alimento. Após o resfriamento, pode tampar - ensina o especialista.

O descongelamento de peças como carne, peixes e frango deve sempre ser feito dentro da geladeira. Deixar em cima da pia é uma porta aberta para os microorganismos. Na pressa, o jeito é colocar o alimento em um saco plástico, mergulhá-lo em uma bacia com água e trocá-la a cada 30 minutos. Ou então, usar o forno microondas.

Forno microondas

Por falar em microondas, é preciso fazer um pequeno teste mensalmente para verificar se ele está com problema de vazamento de radiação, o que pode causar problemas como catarata. O procedimento é simples:

coloque meio copo de água no forno e duas maçãs do lado de fora, uma sobre o aparelho, e outra na frente da porta. Ligue-o por três minutos. Depois, corte as maçãs ao meio. Se algum ponto das frutas estiver cozido, é sinal de que há vazamento. Leve o forno correndo para a assistência técnica!

Hortaliças e palmito

Muita gente lava as hortaliças e guarda na geladeira. Só que elas têm aquela mesma propriedade "up take" da casca do ovo, explicada ali no item

1. Por isso, o certo é tirar os vegetais do plástico do mercado, colocar em outro saco e guardá-los por 2 horas na parte menos fria (a gaveta de baixo) da geladeira. Depois, lave as folhas em água corrente e deixe por 5 minutos em uma mistura de 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária. Após esse tempo, pode enxaguar ou não, e colocar de volta na geladeira ou servir.

O palmito é um dos maiores agentes do botulismo. Por isso, antes do consumo, ele deve ser fervido.

Mel* e leite

Crianças menores de 1 ano de idade não podem comer mel. Até essa idade, os bebês não têm resistência pois seus corpos ainda não têm bactérias. Cerca de 16% do mel brasileiro tem uma bactéria chamada clostridium, que não faz mal a crianças e adultos, mas pode até matar um bebê de menos de 1 ano de idade, alerta Roberto.

Já o leite não deve ser fervido, senão perde seu valor nutritivo com a desnaturação das proteínas. Você pode esquentá-lo, mas quando aparecer um vaporzinho sobre ele, conte quatro minutos e desligue o fogo. [*ver adendo].

Panelas

Não devem ser ariadas, pois dessa forma você pode tirar o produto anti-aderente, ou o óxido de proteção das panelas de aço inox. Os fragmentos da panela de alumínio podem até causar mal de alzheimer e parkinson. O modo certo de limpá-las é com água e sabão. Se ficar alguma mancha, seque a área, jogue pó de café e retire com um papel absorvente.

Outros utensílios

Lixeirinha em cima da pia da cozinha é entregar o ouro ao bandido. Retire-a dali imediatamente!

As tábuas de cortar carne devem ser, de preferência, de plástico, mas não duram para sempre. Troque quando perceber que já foram muito usadas.

Você fecha o pacote de biscoito, o saco de arroz e de café com o mesmo pregador de roupa que usa no varal? Cuidado! A exposição do objeto ao ar livre e depois seu contato com alimentos é arriscado.

- Mas se o pregador é novinho e usado somente para fechar embalagens, não há problema. Ele não é pregador de roupa, mas pregador de pacotes - lembra Roberto.
 

"Quer comais, quer bebais, quer façais qualquer coisa, tudo seja feito para honra e glória de Deus"

" Eu (Jesus) sou o caminho, a verdade e a vida,ninguém vai ao Pai se não for por mim".
 
 

ADENDO 

O mel aumentaria a concentração de antioxidantes no sangue

       BOSTON (Reuters) -- O mel poderia ser uma doce maneira de receber uma porção de antioxidantes, caso se confirmem as descobertas de uma investigação preliminar. Nicki Engeseth, da Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign, apresentou esta semana em Boston os resultados de sua investigação, a primeira que examina as concentrações de antioxidantes no sangue de seres humanos após o consumo de mel, durante o encontro anual da Sociedade Química dos Estados Unidos.
       Engeseth e seus colegs demonstraram em estudos prévios que quanto mais escuro era o mal, mais rico era em antioxidantes. A cor e a composição do mel dependem das flores em que as abelhas obtêm o néctar. O mel negro é o mais escuro que os investigadores provaram, e o "mais rico em quase tudo", declarou Engeseth, já que contém proteínas e compostos químicos fenólicos.
       A investigadora e seus colegas revelaram que o mel mais escuro contém concentrações de antioxidantes semelhantes aos que se acham no espinafre e no alho. Conquanto não seja recomendável consumir o equivalente em mel de uma porção de vegetais, Engeseth comentou que é fácil que as pessoas introduzam o mel em seu regime alimentar em vez de açúcar e outros edulcorantes.
       A equipe de Engeseth decidiu testar o efeito do mel nas concentrações sangüíneas de antioxidantes num grupo de 25 homens cujas idades oscilavam entre 18 e 68 anos. Depois de haverem jejuado por 12 horas, os investigadores deram aos homens água, chá negro, água e mel, chá e mel, ou chá com açúcar. Os homens receberam cerca de quatro colheradas de mel num vaso de 480 mm de água ou chá, e a seguir foram feitas análises uma vez por semana durante cinco semanas. As análises de sangue foram realizadas aos 60 e 90 minutos após o consumo da bebida.
       Para os investigadores foi surpreendente descobrir que a água misturada com mel foi a única bebida que aumentava as concentrações de antioxidantes no sangue, embora se saiba que o chá contém antioxidantes.A investigadora e seus colegas estão conduzindo um experimento a longo prazo com coelhos com hipercolesterolemia para ver se o mel tem algum efeito nos vasos sangüíneos e na saúde cardíaca. 
       A investigação de Engeseth foi patrocinada pelo Conselho Nacional do Mel dos Estados Unidos, como também pelo Programa de Alimentos Funcionais Para a Saúde.

*************************** 

Outras Opções


Se desejar se comunicar com o autor, mande um e-mail para o link em baixo:
profazenilto@hotmail.com



Clique aqui para ir para a página do Prof. Azenilto ARTES CULINARIAS

  Clique aqui para para ir para a página de Historietas-Didaticas"

Clique aqui para ver artigos sobre Os"DEBATES CATÓLICOS"

Clique aqui para ver artigos sobre as "DOUTRINAS CATÓLIAS"

 Clique aqui para ver artigos sobre  SÁBADO OU DOMINGO

 Click aqui para ver artigos sobre a "Imortalidade"

 Click aqui para ler sobre as leis dietéticas

 Click aqui para ver artigos sobre as divisões das leis

 Clique aqui para voltar aos outros artigos

 Clique aqui para ir para os Artigos Numerados

 Clique aqui para ir para a página de livros.

 Ministerio Sola Scriptura